Get Adobe Flash player

*Post originalmente publicado em 06/04/2011

Dentre muitas dicas de economia que já demos aqui, a dica de hoje se destaca pela simplicidade e pela facilidade de colocá-la em prática.
É certo que todos nós (ou muitos de nós), usamos sabonete em casa. Seja para lavar as mãos, seja para tomar banho, seja para o que for. O sabonete é presença constante no nosso cotidiano.
Abaixo, conferir a brilhante ideia da designer Nathalie Stämpfli. Ela criou um protótipo de um ralador de sabonetes, os Soap Flakes, que são dispensers que “ralam” o sabonete em barra e o solta em forma de “flocos” de sabão.


Sem dúvidas é uma alternativa interessante, visto que, os sabonetes em barra, quando utilizados por mais de uma pessoa, costumam acumular bactérias e ficarem sujos ou com a consistência mais mole devido ao contato com a água. Mas o projeto, é só um protótipo. Ainda não está à venda.

Sabonetes em barra podem, muitas vezes, representar uma alternativa mais ecológica para quem deseja economizar nos mínimos detalhes, mas se levarmos em conta que às vezes acabamos jogando-os fora quando ficam muito sujos ou velhos, em alguns casos é melhor dar preferência ao sabonete líquido.

O sabonete em barra pode acumular bactérias

O sabonete líquido tradicional gasta mais água que o sabão em barra para ser produzido e vem em embalagens plásticas que não são nada ecológicas, apesar de muitas vezes representarem uma alternativa mais prática que o sabão em barra.

Dia desses, pesquisando pela internet, encontramos uma receita de sabonete líquido, feito através do sabonete em barra. A receita rende muito, é muito fácil de fazer e pode ajudar a economizar inclusive os sabonetes em barra. E quanto à embalagem plástica, basta reutilizar sempre alguma embalagem de sabonete líquido que você já tenha em casa.

Vamos à receita?

- 1 copo de sabonete ralado (sabonete comum de banho)
- 10 copos de água (copo de 200ml)
- 1 colher de sopa de glicerina (óleo vegetal utilizado na fabricação de sabonetes e vendido em farmácias)

Primeiro você rala o sabonete com um ralador comum

Modo de fazer: Você vai misturar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo médio, mexendo constantemente até o sabonete diluir na mistura. Isso leva aproximadamente 2 minutos.

Mistura levada ao fogo

Após este processo, você retira do fogo, espera esfriar completamente.

Mistura após o resfriamento

Coloque o seu sabonete líquido no recipiente reutilizado com a ajuda de um funil e guarde o restante em uma garrafa PET. À medida que for necessário, você vai reabastecendo o recipiente de sabonete.

O melhor, é que você economiza também dinheiro, visto que o sabonete líquido em supermercados e farmácias é muito caro!

O antes e o depois

Receita do Sabonete em inglês

Por: Zilah Rodrigues

One Response to Sabonete líquido x Sabonete em barra

  • Marcio Fatel says:

    Gostaria de receber algumas dicas de como economizar e assim poluir menos o meio ambiente.
    Ex.: gostei do reaproveitamento do sabonete que usamos diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>