Get Adobe Flash player

*Post originalmente publicado em 24/03/2011

Dia 22, terça feira passada, foi o Dia Mundial da Água e é claro que fizemos um post especial com a Declaração Universal dos Direitos da Água e discutimos muito no Twitter sobre a questão da água, principalmente sobre ” A água nas cidades”, que foi o tema do Dia Mundial da Água no ano de 2011.

Tratar do tema “água” não deve ficar restrito somente a esta data, este é um tema que deve ser recorrente no nosso dia-a-dia e tratado com muita atenção. Quem respeita o próximo e se preocupa com o futuro do planeta Terra, com certeza estará bem atento aos 10 Mandamentos da Água.

É interessante lembrar que toda mudança de comportamento, seja ela individual ou em grupo, começa sempre com você, com a sua parte.

1º: No banho:

Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra novamente para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2º: Ao escovar os dentes:
Escove os dentes e enxágüe a boca com a água reservada em um copo.
Assim você economiza 3 litros de água.

3º: Na descarga:
Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4º: Na torneira:
Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, gasta até 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5º: Vazamentos:
Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6º: Na caixa d’água:
Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada. Além de evitar que a água evapore, você também combaterá a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

7º: Na lavagem de louças:
Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8º: Regar jardins e plantas:
No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

 

9º: Lavar carro:

Com uma mangueira gasta até 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, utilize a água da sobra da máquina de lavar roupa.

10º: Na limpeza de quintal e calçadas:
USE SEMPRE A VASSOURA – Se precisar utilize a água que sai do
enxágüe da máquina de lavar.

One Response to Os 10 Mandamentos da Água

  • Elisandra Matos da Silva says:

    Se todos economizar com esses mandamentos teremos água sempre . Por isso seja educado não desperdice água ela é “ouro”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>