Get Adobe Flash player

*Post originalmente publicado em 19/01/2011

 

As garrafas de plástico, mais conhecidas como PET, sigla para denominar o material da qual são feitas (Politereftalato de etileno), são um item fácil de ser encontrado no nosso dia-a-dia. Formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, o PET se constitui em um polímero plástico que pode ser processado por diversas vezes, sem perder suas propriedades. Ou seja, o PET é feito para ser reaproveitado e reciclado.

O PET começou a ser produzido nos EUA, na década de 70 e passou a ser reciclado a partir da década de 80. Nesta época, a principal destinação do produto reciclado era enchimento de almofadas e foi só na década de 90 que o uso do PET reciclado foi autorizado para embalagens de produtos alimentícios.

A produção de garrafas PET não para de crescer, é uma demanda latente no mercado. O chato é observar que o seu reaproveitamento/reciclagem não acompanha este crescimento. O ideal seria que 100% do material fosse reaproveitado, gerando assim menos dispêndio de energia e recursos naturais, como o petróleo. Vale lembrar que o PET é um plástico e este tipo de material é de difícil decomposição quando em contato com a natureza, já que não há um microorganismo que seja capaz de degradar o plástico.

Segundo dados de 2009 (ABIPET), 55,6% das 471 mil toneladas do PET produzido no Brasil, são reciclados. A reciclagem inclui PET´s que são utilizadas para produzir um novo polímero, fazendo uso da capacidade termoplástica do produto, que dá a chance de processá-lo inúmeras vezes. A partir do PET podem ser produzidos: tecidos, telhas, novas embalagens e muito mais.

Além do processo de reciclagem que utiliza o calor, são possíveis diversas formas de reaproveitamento do PET. É possível construir até casas utilizando as garrafas PET. Confira alguns exemplos abaixo:

Casas

Bijuterias e acessórios

Brinquedos

Objetos de escritório, vassouras e utensílios domésticos

Sofás, Mini-hortas e luminárias

Artesanatos em geral

Basta usar a criatividade e a boa vontade!

Em Nova Lima, a associação responsável pela coleta seletiva é a ASCAP. Se sua rua ou seu bairro não são atendidos, recomendamos o contato telefônico.

ASCAP

Rua Joaquim Henrique, 130

Telefone: (31) 3542 0293
Materiais: Plástico, Metal, Papel, Bateria, Vidro, Longa Vida

Link interessante:

Como a garrafa PET é reciclada

Referência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>