Get Adobe Flash player

*Post originalmente publicado em 10/11/2010

 

Sustentabilidade. Certamente, você já ouviu essa palavra antes.

Esta palavra constitui-se num tema que tem sido amplamente abordado nos dias de hoje como uma questão econômica, social e ambiental. Ao pé da letra, é o famoso “manter para ter”, ou seja, usando de forma adequada os recursos dos quais dispomos hoje, para que eles possam se manter adequados às necessidades futuras.

O conceito dos 3 R´s vem de encontro ao conceito de sustentabilidade e tange tanto a área ambiental quanto a econômica e a social. O significado dos 3 R´s é: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir a fim de acabar com desperdícios, usar e tirar da natureza somente o necessário para viver bem. Além da diminuição de resíduos e da economia dos recursos naturais, reduzir significa também economia de dinheiro, o que, convenhamos, é muito importante para o bolso!

Tão importante quanto Reduzir, é Reutilizar. Muitas pessoas se enganam pensando que no 2º passo dos 3 R´s se enquadra a reciclagem, mas antes de reciclar, é preciso reutilizar, ou seja, buscar novas utilidades para objetos que supostamente não seriam mais úteis.

E o último passo: Reciclar. A reciclagem ocupa um espaço de vedete quando se trata de sustentabilidade, mas, não é bem assim. O esforço da reciclagem exige sempre um consumo extra de energia e o fato de um material ser reciclável tem dado margem para a sua produção excessiva com a falsa certeza de que se está protegendo a natureza. Sendo assim, reciclar é o último passo a ser dado.

Antes de reciclar, é preciso refletir sobre a necessidade do consumo, respeitando a natureza e os limites das suas necessidades, buscando sempre novas utilidades aos objetos, transformando e mudando para melhor o mundo em que vivemos.

 

Dicas para aplicar os conceitos dos 3R´s

 

Por: Zilah Rodrigues

Referências:

Dia de Folga
GPCA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>